Isto hoje esteve agreste, eram 15h40 e o mar já estava a bater nas pedras e nos balneários de Buarcos com grande violencia, as previsões para as 16h30, pico da maré cheia, eram de 5.7metros de 16 de frequencia, o que ia fazer com que as ondas tivessem tempo de se formar em grandes vagas. Fui até casa buscar a machine para uns clicks. Eram 16h30 quando apareci e já andavam os locais todos a ver o que já não viamos á muitos, muitos anos, muita areia na praia o que fazia com que as pedras estivessem quase tapadas, mais parecia uma rampa de ondas para a estrada, a policia só veio cortar o transito mesmo no pico da maré, como se a Protecção Civil já não tivesse visto as previsoes de mar........passado 5minutos de estar a estrada cortada, sentido Buarcos- Figueira, e ainda com carros a circular no sentido inverso, vêm uma vaga com 3 enchios bem grandes e seguidos, galga o pequenos muro de pedras e bate em 2 carros, como podem ver nas fotos, por momentos desapareceu a praia, as pedras, a estrada, a relva e a água do backwash cobriu meia muralha, calma que ainda nãp é tudo......esta mesma onda, levou o bote que estava do lado norte da muralha, para o lado sul, ficando em cima de um holofote, e a onda continuou até á plataforma, inundando tudo o que apanhava á frente, até um Porshe! :))
Fiquem com as fotos que isto não é o Figueirense nem a Voz da Figueira! :)
Fotos: FilipeBrás
6 comentários:
¡qué buen reportaje! Menos mal que nadie resultó herido...
Será que ninguém imaginava que isto podesse acontecer??!?
Eu quando vi o mar pela manha com de maré vazia, pensei quando estiver na alta-mar vai ser giro! Combinei com o Germano e fomos ver as vagas para a murtinheira, não saquei fotos, mas aquelas imagens vão ficar-me na memoria, brutal!! Ainda deu para levar com um banho a mais de 15 m de altura, no interior da fabrica!
Muitos substimam a força e a capacidade de destruicão destas vagas, com um pouco de menos sorte estariamos agora nas noticias a lamentar-nos de uma tragédia!
Tens razao Hugo, não compreendo como fecham a estrada de baixo regularmente com previsoes de 2mt e frequencias baixas, e agora que as davam vagas de 6 mt e frequencia de 16, não tomarem as medidas necessárias para evitar o que podia ter sido um desastre.
O Policia depois de tudo isto ter acontecido, veio me perguntar se tinha vindo alguma onda grande que ele não tivesse dado conta! lol
Será que hoje a Protecção Civil estava em greve?
Ficam as fotos para registar o momento e para mais tarde lembrar, em 29 anos nunca vi a onda que vi hoje a galgar a estrada e a altura que era, e alguns locais com 40anos diziam o mesmo.
Ás 18h o mar deixo de entrar com tanta força e vi uma esquerda bem boa no inside frente a´s escadas, pode ser que amanha dê para fazer o gosto!
de facto o mar tem uma força que vai muito para alem do que sabemos e imaginamos , as pedras no meio da estrada pesam algumas toneladas !!!............a protecção civil não existe é tudo imaginação vossa .......Parabens pela excelente reportagem , e amanha tamos lá !!!!
Buenas fotos!que mar mas grande!
en Tenerife(Islas Canarias) las olas son de 5 mt!
Parece que mañana va a estar el mar bueno para surfar aquí en el Sur de España
Tivessem cortado a estrada mais cedo nao tinha ficado com o carro todo estoirado :S é possivel arranjares-me aquelas 2 fotos em definição normal?
envia para francisco.m.s.ferreira[at]gmail.com
Enviar um comentário