sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Na Onda Com...João Leiria

Na Onda Com...João Leiria




Já á algum tempo que não saía nenhuma entrevista, esta já anda aqui no mail á uns tempos, mas devido á sua importância só agora acho que deve estar online. :)
Quem não conhece o mestre João Leiria, dinossauro dos waveskis, e o fundador da loja Clorofila na Figueira da Foz. É um previlégio poder vê-lo a surfar e compartilhar ondas com ele, apesar de já não ter 20anos, mas continua com um surf jovem e agressivo, sempre na busca do lip. (como eu curto chamar-lhe cota)
Na entrevista notasse que não tem papas na lingua, e está sempre pronto a dar uma ajuda no que toca a divulgar e inovar ácerca do waveski. Obrigado João pelas fotos classicas e exclusivas aqui do nosso burgo.



Nome: João Miguel Freitas Leiria
Idade: 42 Anos
Local Residencia: Leiria
Onde Surfas: Figueira da Foz, Peniche e onde houver ondas
Waveski Actual: Radical Island


 FB- João á quantos anos surfas de waveski e como começou este maldito vicio?
JL- Faço waveski desde 1993, mas já ando de kayak desde 1984 e como passava as férias na minha terra natal, Tavira, cedo começei a surfar, conforme me permitia o kayak que tinha. Começei então a conhecer melhor o mar e as ondas e a doença instalou-se até hoje.


Já aqui lhe dava com força!

FB- Que waves já te passaram pelas mãos?
JL- Começei com um cocodrilo(1ªfoto em cima) do Nelo dos anos 80, foi a minha iniciação, ainda tinha alguns compinchas mas depressa se cansaram...partiram dentes...e outros acidentes que os desmotivaram, continuei sozinho mas sempre no meio dos surfistas. Depois pedi ao Eduardo um shape que ele já tinha feito por um famoso shaper português chamado Fernando Horta, acabou morto de overdose e quase passou á qualidade de mito urbano na nossa modalidade.
Depois apareceu um shaper brasileiro ja na decada de 90, que shapava para a Polen e que acaba por se estabelecer, fez me uma maquina que foi a coisa mais avançada que tive, quando a testei ficava todo dentro de água e chorei de raiva, mas acabou por ser um ponto de viragem no meu surf, passei a surfar e não somente descer ondas. Depois volto a falar com o Eduardo, pois ele ainda tinha o shape do Horta e volto a ter uma tábua da Goltziana. Depois parti o nose e fiquei alguns meses sem surfar , até flipei da cabeça. Mas como as opções na existiam, acabei por comprar um slide ao meu amigo Artur, que é o dono da Sipre e representava a RTM cá.
Foi uma grande frustação, pois perdi o surf que tinha, a prancha foi um erro, não me servia. Então começei a procurar algo em segunda mão e ai conheci o João Pais e comprei o Island, parecia que tinha renascido de novo, mas ainda não me permitia evoluir, prancha boa para mar grosso ou mexido.
Então foi  a vez da Ks, e aqui sim, senti-me realizado, mas sempre um mas, a prancha metia água e já não suportava os meus 85kg. É aqui que surge a minha nova bébe, o Island, e espero subir mais um patamar e praticar o surf que gosto.

FB- Quais os spots do momento e qual o teu preferido?
JL-  Não sou suficiente informado para o saber, mas existem muitos que nos passam despercebidos e acabamos por surfar todos em molhadas, parecem gajas ás compras na altura dos saldos.

FB- O que pensas sobre a evolução do waveski em Portugal, tanto dentro de água como em termos de construtores?
JL-  Esteve estagnada durante muitos anos pois não era reconhecida como alternativa válida para surfar com pagaia. Nós, waveriders, podemos alguns ter origem no rio, mas sabemos estar no mar e respeitamos as regras do surf. Entretanto quando começamos a fazer umas aparições nas provas de 2007, ainda inseridos na classe de sit-on-top, mostramos que estas "coisas" são capazes de velocidades e manobras com uma radicalidade muito maior que o kayaksurf. Mas os construtores continuam a dormir, esperam que surja o mercado para depois oferecerem o produto. Creio que estão a falhar como sempre.

FB- Achas que desde o tempo em que começaste a surfar até ao dia de hoje, os waves sofreram muitas mudanças?
JL- Claro que sim, muito á semelhança das pranchas de surf, estão mais leves, rápidas, finas e descartáveis , como tudo hoje em dia.



FB- O que pensas que é preciso para que o Waveski em Portugal esteja ao mesmo nivel que em França, Australia, etc...?
JL- Talvez sermos colonizados por algum desses paises, temos de nos aceitar como somos, e o nosso nivel está a subir muito rapidamente, mas(outra vez um mas) sem uma estrutura que dinamize a modalidade, sem um fabricante a sério, sem apoios reais, tudo não passa de atletas pontuais que são uns fora de série.

FB- Competição continua nos teus planos?
JL- Gosto de competir pela participação saudavel e convivio, bla, bla, bla, bla wiskas saquetas. :) Acredito que evoluimos nas competições, mas sou muito leal e honesto, como tal não consigo compactuar com lobis mesquinhos que envolvem personalidades egocentricas e....já chega.
Acho que gostava de ir lá fora participar numa prova, talvez em França, de preferência acompanhado por um rider com nivel para mostrar que tambem sabemos surfar tão bem como jogar á bola.
Por cá as coisas não estão a ir no sentido que eu considere o que mais favorece o waveski, o lobi do kayaksurf é muito fortem e está muito enraizado nos construtores que descendem TODOS do rio. E ainda temos a situação dos resultados que parecem estar viciados, ou quase.


Aquela manobra maxima, que alguns ambicionam, mas nem todos a conseguem! Tubaço...

FB- O que achas entre a relaçao entre surfitas e waveski riders?
JB- É normal quando andam uns "amigos" dentro de água a remar no pico, que pensam que estão numa "contra" de um rio, estorvam e tornam-se uma ameaça á segurança de todos no pico. E dão uma imagem negativa a todos aqueles que andam de pagaia na mão. Somos assim sempre mal vindos em qualquer pico onde o pessoal não nos conheça pessoalmente, temos que impor o nosso surf.

Umas histórias interessantes.....

Tinha o meu kayak e queria surfar melhor, na altura surgiram os primeiros kayaks de ondas, tinham a alcunha de chinelos. Ainda testei um do Eduardo, mas dava muito trabalho quando tinha de me ejectar, duas ou 3 vezes e acabava estoirado e com pouco surf no corpo. Mas um dia vou a Peniche, ao Molhe Leste e aquilo estava clássico como nunca mais voltei a ver, cerca de metro e meio perfeito, com uma ou duas dezenas de bodyboarders e 2 surfers, mas depois apercebo-me que no pic estava alguem a remar numa prancha esquesita, foi a primeira vez que vi um waveski, entretanto o amigo lá se foi mantendo no pcio á espera da sua onda, mas os bodyboarders não lhe davam qualquer chance, até que ele deve ter achado que aquilo já era abuso e dropou uma onda perfeita com 4 bodyboarders, imaginem o stress, metro e meio super tubular e cinco personagens na parede a full power...o nosso rider faz uma pequena elevação na parede e os dois sabonetes que estavam desse lado, concluiem que afinal a onda não ea boa e saem de fininho. Ai o amigo que percebe onde pode fazer a manobra do dia e volta ao bottom para ganhar speed, aqui os outros rastejantes que estavam curiosos com o ser estranho que estava na parede, decidiram seguir em frente antes que a coisa corresse mal. Ai o amigo incetou uma subida na vertical e entrou no ar e executou um 360 aereo e aterra na parte de trás da onda sem que eu consiga fechar a boca ao ver a aterragem, já que a onda estava a fechar  e eu fiquei sem perceber o que ele tinha feito.
E foi aqui, neste preciso momento que eu decidi o desporto que queria fazer....AQUILO!

O "cota" sempre bem disposto!










SlideShow com mais fotos:


Fotos de: Arquivo pessoal João Leiria
                                      JucaBrás

Thanks João  e que tenhas muitos anos de surf pela frente.

30 comentários:

Jbras ws disse...

Excelente conversa entre dois companheiros de ondas, que dão a conhecer o que de bom e saudavel se vem fazendo em Portugal, e por Portugueses.
Os parabens ao Filipe e ao Mestre João Leiria por este interessante relato do .. crescer nas ondas....
Um abraço
Boas Ondas em boas companhias ..

O resto é !!!!

Pedrão disse...

Grande João.......magnifica entrevista do Filipinho

Pedrão disse...

Ja agora o File vai chamar cota a outro o João so têm mais um ano que eu.......

CTafula WS disse...

Grande Entreview :)!
O Freitas a par do Franco são uma referência do waveski, é de louvar a "presistência" deles em andar de wave quando praticamente ninguém andava!
Ganda Abraço Mestre Freitas :)!!!!

Watertech kayaks disse...

Epá João, estás convidado a aparecer na Figueira amanhã sábado, por volta do meio dia, e dar uma volta nos novos waveskis Watertech...

Pelo menos para te certificares que há projectos Nacionais, que têm qualidade e que já existem e apostam na modalidade há mais de 1 ano...

Boas ondas :-)

Rui Calado

Jbras ws disse...

Fiquei sem palavras ,,,,,

CHAMP. disse...

Jõao de facto es um senhor , a forma como falas e desenvolves a entrevista mostra que sabes o que queres e que te divertes a brava a curtir umas ondas na companhis dos amigos sem no entanto esquecer que a modalidade é recente em Portugal e que todos temos de ajudar a que se divulgue se torne conhecida e respeitada.
Um grande abraço e boas pagaidas ....

Anónimo disse...

Bem haja João, e para quando a nossa ida a Tavira? Não te faças de esquecido!

Tony.

francis fig tree disse...

Estou a ficar cada vez mais convicto que aqui no Algarve existe uma fábrica de "Dinorayders".
Excelente entrevista, parabéns aos dois.

Anónimo disse...

Filipinho amigo, a entrevista está com algumas gralhas e preciso corrigir que começei a fazer canoagem e ondas em 84 mas wave-ski apenas em 93.
Até tive aqui um convite relativo a este contexto dos nossos "construtores". Fiquei surpreendido por instantes, depois percebi que foi apenas publicidade que aqui colocaram, se realmente houvesse interesse em contar com a minha presença não era de véspera que me faziam o convite. O meu contacto é conhecido e eu teria muito gosto em estar presente. Bom ano e boas ondas.

JFreitas

Filipe Brás disse...

Está corrigido e foi lapso meu, essa parte do texto fiz eram 2 da matina...portanto só tinha um olho aberto. :)

Em relação ao convite, claro que é pura publicidade, mas és sortudo, ainda foste convidado...os outros devem ter o cu com calos...

Felizmente para surfar na minha terra não preciso de convites.

Abraço, disfrutem do blog sempre que desejarem e não somente para publicitar algo, para isso têm o meu mail.

E que amanha dê umas ondas que eu ando todo ressacado...

Jbras ws disse...

Grande JLeiria, sempre frontal..
quero é ver-te nas ondas com o novo ISLAND , com o design que tem, e trabalhado pelo mestre, vai fazer furor.. parece que já estão mais dois na calha para a Figueira...

Anónimo disse...

Quando tens uma namorada nova da qual gostas mesmo, a coisa é feita devagar. Beijinhos primeiro, e depois logo se vê. E escolhes bem o dia e o momento para a estreia da namorada, eu estou para o mesmo, aguardo o dia certo-ondas certas e momento certo.
Um abraço amigo

JFreitas

Anónimo disse...

Buena entrevista, el señor Joao no tiene pelos en la lengua y personalmente me gustan esta clase de personas.

Un saludo
Alex

Jbras ws disse...

Bem dito Alex ...no meu comentário digo o mesmo com a palavra frontal .
..Gostei da tua frase ... no tiene pelos na lingua!!! que quer dizer o mesmo em Portugues.. não tem papas na lingua ...

Um abraço
Boas Ondas em boas companhias ..

Gus Presa disse...

Joao es un grande de ésto. Tengo ganas de volver a surfar con él para aprovechar sus sabios consejos.

Por lo demás es una voz autorizada para opinar de la modalidad.

Amilcar disse...

Confirma-se, mais um Dinossauro Marafade hehehe.
Tava éu sózinhe e agóra pimba, já tenhe mà dôje (dois) compinchas, dinossauros hehehe, um marafade que emigrou, e um Lisboeta que imigrou e agora é um marafade hehehe.
Ganda entrevista e gandas fotos... à crocodilo volta para trás hehehe. Também experimentei um, mas foi lá para 1992,93. Já as ondas, é desde 1980 hehehe, desde que o meu pai ficou com o primeiro chinelo do Nelo para servir de cobaia e experimentar o bicho. Canoeagem é desde que me lembro, pois, mais uma vez, o meu pai (estes pais são uns sacanas ;) ), ensinava canoagem em Silves e construía kayaks (Olímpias), e eu lá tive o meu primeiro kayak (de polo) em 1979,80. Este chinelo ainda o tenho, táááá vééééélhinnnnho.
O Nelo foi um dos pioneiros do waveski em Portugal.

Parabéns pela entrevista, tanto ao entrevistador como ao entrevistado hehehe.

Que continuem a nos deliciar com a vossa companhia dentro, e fora, d'água.

Um ganda abraço deste marafade, e VENHAM MAIS ONDAS EM 2010.

Amilcar "Prega-Saltos" Ventura
TeamMarafados

Jbras ws disse...

Grande Amilcar ... Um Marafado faz a diferença.
Um abraço....

Anónimo disse...

Filipe, este moço marafado deveia ser entrevistado, creio que não chega a ser dinossauro, é para aí protozoário.

Abraço magano

JFreitas

Jbras ws disse...

Mestre JF ..
Tá na agenda do Fil ..

Amilcar disse...

É pá, eu nunca saí da fase da evolução em que viemos da água, fiquei por lá mesmo hehehe. Quanto à interview, só com cachet ;) tou a precisar de comprar um waveski, lol e não tenho guito hehehe.
As entrevistas não são só para o ppl do wave? Deixem-se disso... A malta quer é ondas e que o vento baze daqui, tou farto de ventania... Quando posso ir prá água, xicha penico, VENTE VENTE VENTE, e logo o mar fica fêtê num cããã (cão hehehe), quando não posso, tá calme, enfim...

Abraços e Boas Pagaiadas que vou morfar qq coisa.
Amilcar Ventura

Filipe Brás disse...

Amilcar não me escapas, qual só para o pessoal do wave? não te preocupes se for esse o problema , metemos te sentado num wave e zás...

O que interessa aqui é o espirito de cada um, mostrar aos outros como cada um vê a evolução destas duas modalidades no nosso pais e essencialmente explicar qual a sensação de descer a onda sentado...isto é, se houver explicação...

Ganda abraço e surfa muito, e já agora regista e envia! :)

Em relção ao cachet, vou já este mes abrir uma conta poupança para esse fim... :)

Amilcar disse...

LOL, fala com o Cesar, que ele trata disso, assim fica em casa LOL.

Amilcar disse...

É que nós somos "colegas" ao quadrado hehehe de ondas e de Banco. Ambos trabalhamos nessa grande Instituição que é o Crédito Agrícola hehehe.

Xi, então tenho que ir ao meu baú de fotos antigas, lá vão as traças de estimação fugir, mas elas não perdem pela demora, compro um saco de bolas de naftalina, afio a pontaria e ZÁÁÁSSS pimba nelas ;) nã me escapam mais.

Abraços e Boas Ondas malta

Jbras ws disse...

Grande Amilcar ,,, sempre com boa disposição ...tens de usar é mais vezes o dialecto, como:(já tenhe mà dôje) que não sei se tem algo de Algarvio ou outro qualquer ..Hehehe

Amilcar disse...

LOL Só faltou o diébe hehehe, "já tenhe mà dôje diébe", passa-se à tradução, "já tenho mais dois" hehehe. faz-se traduções de Algarviês para Português, Bifalhês e outros afins hehehe ;)

Vá curtam as ondas, que parece que é este fds que vou fazer a primeira surfada do ano.

Francisco se aparecer qq coisa pela Ilha avisa ok?

Abraços e Boas Pagaiadas "Salgadas"
Amilcar

francis fig tree disse...

Ok Amilcar está combinado, majo mar tem tado fêto num cão daqueles meme raça lobe ultimamente.
Saudações farenses.

Amilcar disse...

LOL tem tem, mêmê num cã marafado dum ráie que nã dêxa a gênte apanhar umas ondas, tames xarinhades que ele, à tames, tames hehehe :) alguem precisa de tradução??? hehehe ;)

Abraços Silvenses hehehe

Jbras ws disse...

parto-me a rir aqui sózinho ..hehe . continuem com essa boa disposição ..
Grande abraço

Schreck disse...

Tenho um antiguinho Nelo Crocodilo 224 pro, e comecei a (tentar) apanhar umas ondas com ele. Tenho ido para matosinhos, mas sou o unico praticante por lá. existe algum sitio aqui no norte onde se junte algum pessoal do waveski ou pelo menos uma praia onde não fiquem a olhar para mim como se eu lhes dar uma pagaiada na cabeça?

Abraços, Schreck