sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Na Onda Com...Mathieu Babarit



Xiiiiiiiiiii.....sem duvida, para mim, a entrevista que mais esperava ter no blog, acho que não é preciso grandes apresentações, simplesmente um icone no mundo do waveski, várias vezes campeao do mundo, detentor de umas escola (octopus), conhecido como "The King", este francês de 32 anos é uma máquina a surfar. Fora de água é uma pessoa super acessivel e humilde, dentro de água, a conversa é outra, perspicaz, agressivo na onda, radical e com uma leitura de mar suberba! Deixamo-nos de conversa e vamos á entrevista.





Nome: Mathieu Babarit
Idade: 32 anos
Local onde resides: Hossegor em França (1ª foto)
Ondas perto de casa: Tenho La Nord, La Graviere (2ª foto)

Melhor spot em França: quando está clássico em Vendée
Melhor spot que já surfaste: Raiatea na Polinésia Françesa
A melhor surftrip que fizeste: Mentawai, para gravar o filme Gateway to Sorga.




FB- Com que idade começas a surfar nos waves? Foste logo para os waveskis?
MB- Começei a surfar com 12 anos, e primeiro andava de bodyboard só depois fui para os waveskis, e foi até hoje.

FB - Com que idade começaste a entrar em campeonatos? Sei que ganhaste muitos trofeus, tem algum que te vai ficar na memória para sempre?
MB- Entrei no meu primeiro campeonato com 13 anos, nunca esquecerei o meu primeiro Campeonato do Mundo Open em Guadeloupe, em 2003.

FB- Tens uma escola, Octopus, onde ensinam vários desportos de mar, quantas pessoas passam lá por ano?
MB- Por ano temos cerca de 300 a 400 pessoas, de várias faixas etárias.


Babarit Airlines

FB- O que achas da evolução dos waveskis, desde que começaste a surfar até ao dia de hoje? Houve assim tanto desenvolvimento?
MB- Sim, sem duvida. Hoje temos waveskis para principiantes, como o Slide da RTM, e também de outras marcas. A nova geração começa pelos waveskis, e não pelos kayaks, como muitos franceses mais velhos. Ao começarem mais cedo, então vão ser melhores, pois têm mais tempo para aprender.

FB- Vieste a Portugal, pelo menos duas vezes, á Ericeira, é o unico spot que conheces, ou ficaste a conhecer mais algum? O que achas das nossas ondas?
MB- Não, já conheci mais sitios, como Peniche, SuperTubos. Há muito potencial em Portugal, há ondas de vários tipos. Adoro as ondas portuguesas.


Babarit com alguns Wavesurvivors(Tony,Babarit,Pedrão e Tafula!


FB- O que é que achas do nivel de surf dos waveskiers portugueses? Ainda temos que aprender muito, certo?

MB- O vosso nivel melhora rapidamente, portanto dentro de pouco tempo, vão ser tão bons como o pessoal da Austália, França ou África do Sul. Mas para isso precisam de viajar para verem outros praticantes internacionais e aprenderem com eles. E eu tambem posso organizar umas clinicas de waveski para vocês. ;)

FB- Nós por cá temos um grande problema, não temos á venda waveskis de qualidade, como por exemplo vocês em França têm os KS e na Austrália os Wavemaster. Achas que á medida que este desporto evolui, que os shappers portugueses vão entrar neste negócio? Ou é muito trabalhoso e por isso há tão poucos pelo mundo?
MB- Filipe, tenho a certeza que em breve alguem pegará nisso em Portugal, á medida que o vosso surf evolui, eles aparecerão, é natural, e pelo que vejo, vocês têm muita gente na água. Sem duvida que é muito trabalhoso fazer um waveski, mas no final é gratificante.



Babarit com o seu novo Rotomod

FB- Tu és uma presença constante nos Campeonatos do Mundo, já ganhaste vários, o que podes dizer á malta tuga, sobre o Campeonato do Mundo em 2011 na África do Sul!
MB- Vocês têm que ir, é um ambiente fantástico, façam o vosso melhor, disfrutem ao surfar a onda, aprendam o máximo que puderem e venham de lá mais fortes no vosso surf.


FB- Campeonato do Mundo 2009 na Austrália, um pequeno resumo do que foi.
MB- Foi uma grande organização. A Carol, minha namorada, conseguiu o seu 8 titulo. Incrivel, tinhamos condições muito boas, em termos de surf, foi o campeonato mais competitivo que alguma vez entrei, terminei em segundo.


FB- Quando voltas a Portugal para destruires as nossas ondas?
MB- Em Fevereiro irei ai, com um waveskiers franceses e uns surfistas, para fazermos umas clinicas de aprendizagem, mas se algum pessoal dai quizer fazer a clinica comigo e com a Carol, é só contactarem que nós iremos com todo o gosto.




Thanks Mathieu, and we are waiting for your aerials in our´s waves!









Unai, eu e Babarit na Ericeira.




Podem visitar aqui a página pessoal do Babarit. http://www.mathieubabarit.com/

7 comentários:

Gus Presa disse...

Mundial 2011 en South Africa, ¿y mundial 2010? ;-)

Parabens Filipe!!

Anónimo disse...

Aparte de ser un gran waveskier, debe ser una gran persona (como dice Filipe). Se adivinaba en las fotos que os hicisteis y cuando entras en su web, se ve mas claro. El aparece poco, en cambio si se ven las palabras de los demás (Nici Karten...) y también las olas de otros competidores. Seguro que tiene una excelente relación con todos.

Parabens

Elías

francis fig tree disse...

Boas Felipe.
Gostei da entrevista com o Mat Babarit, e daqui lhe mando os meus parabéns pelo 2ºlugar no wwc.
Parabéns tbm pelo teu blog que está engraçado.
Apita quando vieres ao algarve.
Boas ondas
Francisco Figueira

Pedrão disse...

Grande entrevista File .....sempre a pontuar

Oscarinni disse...

Parabens Filetes, grande entrevista

CTafula WS disse...

é um grande senhor dos waves!
e tivemos a oportunidade de estar com ele na Ericeira, é uma pessoa simples e acessível, trocámos algumas impressões e deu-nos boas dicas!

hope to see you in Portugal mathieu!

Anónimo disse...

Parabens Filipe!!

Muy buen trabajo por esta gran entrevista...