quinta-feira, 2 de abril de 2009

No Água Com: Miguel Ruivo


Após a Komissão ter o previlégio de apresentar o Miguel Ruivo como formador do curso de juris, os Wavesurvivors não deixaram escapar a oportunidade de ver qual o ponto de vista deste grande surfista em relação á nossa modalidade, e vai, dai, secámo-lo com algumas perguntas......
Como já viram algumas fotos, tem um á vontade na água como ninguem, experimentou um wave pela primeira vez e...toma lá que já surfo isto como se já cá andasse á uns meses.

Em baixo Miguel Ruivo na Revista SurfPortugal, Edição Nº1 em 1987.

WS- Como vês o kayaksurf/waveski nacional?
MR – uma modalidade que está numa fase inicial do seu percurso em Portugal, mas que pode contar com um grupo de dirigentes esclarecidos, que tive a oportunidade de conhecer e verificar que estão conscientes que é necessário trabalho sério e prolongado para fazer uma modalidade crescer. Estou certo de que o waveski encontrará o seu espaço próprio para crescer.

WS-Achas que este tipo de inciativas é importante numa modalidade em desenvolvimento?
MR – acho que é precisamente este tipo de iniciativa que cria as bases para o seu desenvolvimento, e melhor que isso motiva os agentes interessados a continuar o trabalho necessário para tal.



WS-Quais os conselhos que dás para a evolução da modalidade tendo em conta a tua experiencia no surf?
MR – Trabalho, paciência, e criação de regulamentação favorável aos praticantes.


WS-Que tipos de iniciativas devemos fazer para captar a atenção das camadas mais jovens?
MR – essa é difícil. Talvez acções de divulgação levando o waveski às escolas para que os jovens possam iniciar cedo o seu contacto com a modalidade.

WS-Na minha opinião, Surf, Longboard, Bodyboard e kayaksurf/waveski têm todos o mesmo objectivo, dropar a onda tirando o maximo de prazer dela.
Qual é a tua opinião em relação a isto, achas que podem todas estas modalidades surfar no mesmo pico sem haver rivalidades?
MR – os problemas que surgem nos picos por esse mundo fora não têm a ver com o equipamento que os corredores de vagas de mar usam, mas sim com a atitude de cada um, e infelizmente há sempre alguém que aparece com uma atitude menos boa. Espero que continuem a ser uma minoria.

WS_Por ultimo, no Domingo experimentáste um waveski e conseguiste surfar logo uma onda, qual a sensação?
MR-Foi muito interessante. A minha experiencia com o mar permite-me estar mais ou menos confortável a descer ondas, mas senti-me algo limitado por dominar mal o waveski, e ter dificuldade para manobrar. Pode ser que na próxima vez consiga aplicar um par de curvas mais interessantes.

Algumas fotos da 1ª experiência num waveski...

WS-Obrigado Miguel!

Espero que tenham gostado e tentaremos em breve trazer mais nomes relevantes do surf, longboard, bodyboard, paddleboard, kitesurf dando sempre a sua opinião de como vêem a maneira de estar desta modalidade na água e o que acham da sua evolução. É claro que não nos esquecemos que aqui predumina o kayaksurf/waveski, mas ai as supresas estão guardadas a sete chaves. :)


Obrigado Miguel e esperamos por ti na água para mais umas surfadas de Waveski...quem sabe na Ocean!

Só um áparte, o titulo lembra-vos um programa que dava na sic? ou será impressão minha? :)

4 comentários:

CTafula WS disse...

Ai está a visão de uma pessoa não está relacionada com a modalidade! e não podia estar mais certo quando diz que encontrou pessoas "que estão conscientes que é necessário trabalho sério e prolongado para fazer uma modalidade crescer" e que é necessário mt trabalho e paciência e regulamentação!!

Abraço ao Miguel!

Pedrão disse...

100% por cento de acordo contigo Tafula,e que há muita gente que diz que quer fazer e tal .....mas quando chega o momento da verdade nos estamos lá para dar o nosso contributo a modalidade.
Gostei muito da experiência,o Miguel sabe muito e so tenho de aprender com quem sabe para ser melhor.
Mais iniciativas viram e se tudo correr bem estaremos cá para participar.
O verdadeiro espirito para o Kayaksurf/waveski ou outra coisa qualquer e participar de corpo e alma,não de lingua.
Força pessoal WAVESURVIVORS SEMPRE

Anónimo disse...

O programa da SIC tinha pessoas com muito melhor aspecto... e o título era mais sugestivo... e a humidade era mais localizada... chamava-se "NA CAMA COM..."

Boa...

fui

Jbras ws disse...

Mais um frustrado que acha que é perder tempo vir ao Blog, mas não sai de cá .