quinta-feira, 22 de julho de 2010

Na onda com... TYLER LAUSTEN


Nome: Tyler Lausten
Nacionalidade: USA
Idade: 22
Onde vives: Maui, Hawai`i
Spots perto de casa? Mama's, Ho`okipa/Lanes

Waveski e medidas? TL (Tyler Lausten) Waveski 7'3 x 22 3/4" (221 cm x 58 cm)

Iniciou-se no Paddlesurfing aos 13, e waveski desde os 15


Manobras preferidas: qualquer uma, mas em especial aéreos com vária combinações (vejam a manobra no fim do vídeo




CT - Na entrevista que fiz ao Ben John, ele disse que fazias as tuas próprias pranchas, e também para outros riders?
TL -Sim é verdade, comecei a fazer pranchas porque é muito difícil arranjar e importar para o Hawai`i. Assim comecei a aprender e fazer pranchas com os shapers de surf daqui.
Até agora fiz 13 pranchas, 2 estão na Inglaterra e o resto na Califórnia. Fletcher Burton surfa com uma prancha TL e este ano já ganhou a mítica prova de Santa Cruz Surf Kayak Festival.

CT - Aqui em Portugal também temos esse problema, ao importamos e ficam muito caras, até agora só havia um “shaper”, mas parece que vão haver mais. Qual é a tua opinião acerca do número reduzido de shapres?
TL - Não é fácil fazer uma boa prancha, isto leve, resistente e com boa performance. Eu acredito que há muito poucos shapers no mundo porque a procura ainda é pouca, mas há medida que aumentar a procura vão haver mais e as pranchas vão também melhorar em termos de performance por causa da concorrência.

CT - Qual foi o melhor spot onde já surfaste?
TL - Sem dúvida que foi St. Leu in Reunion Island, tem ondas absolutamente espectaculares, mas não posso deixar de mencionar Raglan na NZ, 'Superbank' na OZ e Rincon na California, tudo “world-class waves”.

CT - Com que idade entraste a 1ª vez numa prova? Que provas já ganhaste?
TL - A minha primeira prova foi em 2004 no Brasil com 17 anos. No mundial da NZ em 2007 fiquei em 2º nos juniores e em 2009 foi o campeão USA.


CT – No ano passado competiste quer no Campeonato do Mundo na Austrália quer no Worl Tour Event na Ilha da Reunião, quais as diferenças entre estas competições?
TL - OZ '09 foi extremamente competitivo com riders a fazerem manobras espectaculares, pois houve boas ondas durante toda a prova. A Ilha da Reunião em 09, não pude ir mas vi as filmagens e nunca tinha visto waveskis a fazerem ondas tão grandes e poderosas em competição.


CT - Nós ainda temos que aprender muito, tens algum conhecimento do nível dos ridres Portugueses? O que podemos fazer para melhorar
TL - De Portugal só conheço o "CISCO" Francisco Saraiva, e do que vi está a surfar bem. O que podem fazer é ter sessões de formação com necessitam é de evoluir uns com os outros, cada um sempre tentando fazer melhor que o outro, assim podem progredir muito. Para além disso necessitam de muitas filmagens vossas para analisar o que fazem e assim poderem corrigir.

CT - Como sabes Portugal vai organizar o Mundial de Waveski em 2011! Podemos contar contigo?
TL - Claro que vou, estou ansioso por ir a Portugal, mas vai ser difícil concentrar na competição com toda a festa que vai haver


CT - E para quando uma surftrip a Portugal?
TL - Em principio ficarei uma a duas semanas a mais ai em Portugal para conhecer o pais e surfar em alguns Spots!

Thank you Tyler! We are waiting for you.

Fotos: cedidas por TL

3 comentários:

Anónimo disse...

Este amigo é um grande PROZÃO. Tenho visto uns filmes dele e os comentários são complicados. Ele até "cria" manobras" novas! está num nível estratosférico.

Filipe Brás disse...

Tafulini a entrevista está simplesmente suberba.
Champ viste o pormenor no video, saca a chave de parafusos a meio da surfada e toca a mudar a posição do fin.....estamos sempre a aprender!!! O ano passado ainda me lembro de levar um fin mais pequeno dentro do fato e de o trocar na água. :)

Do Tyler há pouco a dizer, é fantástica a maneira como recria manobras! Vê-se que se diverte ao maximo na água.

Gus Presa disse...

increíble!!!

Filipe, ¿no me deciás que no hay que cambiar de quilla (fin)? ;-)