quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Na Onda Com... Nuno Cunha

Como não podia deixar de ser, então aqui temos mais uma entrevista, desta vez com um dos 3 dinossauros que representam o começo do waveski na Figueira, o Nuno Cunha, o Zé Franco e o João Leiria, foi pelas mãos destes senhores que o surfar de waveski na Figueira e em Buarcos passou. Em várias conversas com malta do surf, é raro aquele que não diz logo "epá, aqui á uns anos largos, lembro me de ver o Franco, o gajo da Clorofila(quem será) e o Nuno ai a ripar nas ondas.". Hoje o panorama é bem diferente mas, e felizmente, estes 3 continuam a surfar e a ensinar-nos o que sabem.
Vou tentar deixar o depoimento dos três, e para inicio fiquem com o do Nuno Cunha.

Na Onda Com ... Nuno Cunha



Nome: Nuno Cunha
Idade: 39 anos
Reside em: Figueira da Foz
Local onde surfa: Buarcos e arredores
Spots do momento a funcionar: Buarcos e Cabedelo

FB - Nuno, á quantos anos surfas de wave e como começou este vicio?
NC - Começei com um kayak de surf, o famoso, "chinelo voador" , nos finais dos anos 80....em 91 tive a necessidade de evoluir para algo que fosse mais radical, possibilitando assim outro tipo de manobras. Foi então que vi um waverider no cabedelo e troquei algumas impressões com ele(só já me lembro que era britânico e tinha alguma idade...) e começei á procura do que era o waveki e decidi experimentar.

FB - Que waves já te passaram pelas mão?
NC- Bem, já testei alguns , mas na minha opinião os KS são os Ferrari dos waveskis.

FB - Qual o teu spot preferido?
NC - De momento, e sem duvida alguma que a Tamargueira voltou a ser "o spot".



FB - Tens alguma surfada que te tenha ficado na memória? Porque motivo?
NC - Tenho várias. Mas a mais marcante foi em 1996, na vespera do Figueira Pro, quando tentei surfar ao lado dos melhores surfistas do mundo, depois de me avisarem para não entrar que o mar estava grande, ao fim de 3/4 ondas fui "comido" por um set vassoura, andei á deriva mais de meia hora e o meu waveski ficou cravado nas pedras do molho..... :)

FB - O que pensas na evolução do waveski em Portugal, tanto dentro de água como em termos de construtores?
NC - Tem sido surpreendente, aos poucos a modalidade tem vindo a ganhar adeptos quase todos os dias. Já há muitos que preferem o waveski ao surf e ao kayaksurf. Já no que toca a construtores, em Portugal não têm acompanhado a evolução da modalidade. É com muita pena minha que digo que só conheço um fabricante de waveskis e que ainda está no inicio quanto ás técnicas de construção. Mas espero que dentro de pouco tempo apareça um shapper disponivel para fabricar waveskis com qualidade.




FB - Quando começaste a andar conhecias mais alguem a dropar as ondas nos waveskis?
NC - Na Figueira havia também o Franco, e depois o João Leiria, durante muitos anos fomos os unicos. Sabia que na altura, em Cascais e Sintra havia mais 2 ou 3, na altura a internet ainda estava a entrar no mercado, portanto não havia a divulgação que há hoje.


FB - Desde que começaste a surfar, até ao dia de hoje, houve muitas mudanças nos waveskis?
NC - Sem duvida, para melhor, o shappe teve uma grande evolução, assim como as técnicas e materiais usados na construçao.

FB - O que achas da relação entre surfistas e waveriders?
NC - Eu pessoalmente sempre tive uma boa relação, respeito-os a eles assim como eles a mim. Ás vezes ouvem-se alguns comentários, mas acho que são situações pontuais entre surfistas e waveriders que desconhecem as regras de navegação.

FB - Competição? Está nos teus planos?
NC - Já esteve á uns anos atrás, inclusivé tive um convite do Vicent Thépaut em 2003, para formar uma equipa portuguesa e entrar numa etapa do Campeonato do Mundo em Guadalupe, mas para alem da dificuldade em arranjar apoios e patrocinios era necessário estar inscrito em alguma federação, que continua a ser uma grande lacuna!

E assim se acaba esta entrevista.
Obrigado Nuno e boas ondas!

2 comentários:

Jbras ws disse...

Não é preciso dizer muito mais....
Um bom companheiro nas onda e um velho marinheiro nestas andanças.
Mais uma vez um bom recordar para alguns e tambem dar a conhecer o que temos por cá ...
Parabens Filipe ....

Anónimo disse...

É essencial ter outros waveriders por perto para nos corrigir e dar algumas dicas.
Com o numero de praticantes k ja temos na figueira e com o nível tecnico que demonstram, estamos no bom caminho.

Parabéns Fbrás pelo teu surf e empenho na divilgação do WAVESKI

Obrigado e Boas ondas. NFC_ws