sábado, 3 de outubro de 2009

Na Onda com...Mario Pishel


Na Onda com...Mario Pishel

Aqui temos mais uma rubrica de Na Onda com.... , desta vez trago-vos um "desconhecido", conheci-o no forum do Gus, um dos grande dinamizadores do waveski espanhol, onde o tratamos por Daransala, Mario ainda não é conhecido pelo seu surf espectacular, mas sim por uma particularidade, meteu na cabeça que ia fazer um waveski e passado 3 meses....está na água.

Passamos então á história, chama-se Mario Rodriguez Pishel, é espanhol, tem 42 anos e vive em Tenerife, mais propriemente, na cidade de Puerto de La Cruz, tem a mesma paixão que quase todos os leitores do blog, o waveski, costuma surfar na praia de Martianez, uma pequena praia de pedras e rochas, como podemos ver na foto ao lado. Mario diz que é uma praia com as ondas ideais para a iniciação e a temperatura da água é um sonho.


Mario não começou a andar pelas ondas logo num waveski, ele fazia travessias nos kayaks de mar, á cerca de um ano ia a passar numa loja e viu um slide master, o seu primeiro waveski, e já que vive a 50mts da praia decidiu compra-lo para se divertir nas ondas.
Passado algum tempo de já "dominar" o slide, achou que necessitava de um wave mais pequeno, mais manobravel, resumindo....mais radical. Então falou com o seu amigo e shaper Wiki, que lhe disse que podia tentar fazer um wave e assim começou esta nova experiencia.


Passando então á fase seguinte, Mario ficou encarregue de comprar o material e Wiki construia. O bloco foi repescado de uma prancha de longboard, em poliuretano, e ai começavam as restrições, como por exemplo no angulo do rocker e mesmo no volume da traseira, mas tudo se resolveu, os footstraps vieram de uma prancha de windsurf, o banco foi o Wiki que o fez, usando um material de esponja usado no campismo e a pintura é tinta acrilica diluida em água, para evitar que ao ser disolvida queime a camada de poliuretano.

Bloco em fase de construção

Vamos agora ás dimensões, tem 2.40 de comprimento e 59 de largura, o peso ele ainda não sabe ao certo, mas pensa que no maximo tenha mais 2 kilos que o KS Performance, como já disse atrás é feito num bloco de poliuretano, igual ao das pranchas de surf, o unico inconveniente é que poderá tornar o wave mais pesado, é fibrado, na maior parte do wave só com duas capas de 4 onzas e nas partes onde é mais atingido, com a pagaia por exemplo, com 3 ou 4 capas de 4 onzas, uma das caracteristicas que o distingue de todos os outros é que tem 5 fins, todos eles removiveis.
Demorou 3 meses a acabar pois Wiki só o podia fazer nas horas livres, agora vem a melhor parte, o waveski que vão ver em baixo ficou pela modica quantia de 300euros(o bloco foi 100€).....sim, viram bem, foi somente o preço do material, quando ele me disse o preço, eu pensei 10 vezes em quanto foi o meu.


Waveski finalizado

Todo o percurso da produção



O Mario já andou com ele a surfar, e teve que rectificar algumas coisas, como o assento estar muito para a frente, os footstraps muito distantes e o fin lateral estar numa posição incorrecta. Amanha vai novamente á água e depois envia nos novas fotos!

Obrigado Mario e Wiki!

Podemos dizer que não é um waveski perfeito, mas só experimentando é que se pode corrigir o que está mal, por certo que no proximo, já estara perto de ter um wave com boa qualidade e bem radical. Esperemos que a partir de hoje haja mais um shaper de waveskis. E esta semana poderá ser uma semana com boas noticias para a malta dos waveskis...........será que vamos ter mais opções a nivel nacional?? esperemos que sim. Não percam as novidades.

8 comentários:

Daransala disse...

Obrigado de parte mía y de Wiky. El blog está muy bien resumido. Sólo añadir que es un prototipo con 5 quillas, lo podemos usar con 1,3 o 5 quillas, de momento lo pruebo con tres, hasta que lo domine. Darle también las gracias a la Escuela de Surf La Marea, en la playa Martiánez, que siempre me ha ayudado. Un saludo

Jbras ws disse...

Parabéns a estes companheiros das pagaiadas por terras de Espanha grandes participantes do Blog do nosso amigo Gus que se empenharam na construção de um Waveski.Pelos comentários e pelas fotos parece que o projecto está a resultar bem.
Mais uma vez os nossos parabéns ao Máio e ao Wiki....
Tragam isso`a capital dos Waveskis (Figueira da Foz ) a ver se os construtores que por cá temos se entusiasmam e metem mãos á obra .....

CHAMP. disse...

Mario e Wiki grande aventura que parece muito bem conseguida, esperamos um dia poder ve-lo ao vivo e ficamos a espera para vos conhecer.

indi disse...

Grande trabalho, para o 1º não está nada mal! Muitas limitaçoes devidas ao bloco, mas mesmo assim ficou porreiro, agora é ve-lo na agua e tomar nota das melhorias que é preciso fazer para o proximo!
Disfrutem dsa ondas!

Pedrão disse...

Parabens aos nossos Hermanos.....muito bom aspecto agora e deslocarem-se a Fig da Foz para surfar connosco

Jbras ws disse...

A distancia é longa, com calma e com tempo temos de combinar o já falado encontro que até aqui não foi possivel por não se conseguir disponibilidade ora de um ora de outro, mas não está esquecido e é nosso compromisso (Wavesurvivors) realizar esse encontrem datas a acordar com os nossos companheiros e amigos Gus Fernando Elias e vossos amigos entusiastas do Kayaksurf ....
fica o compromisso
um Abraço em nome de todos os Wavesurvivors

Gus Presa disse...

Julio, mientras ese día llega, os visitaré el 10, 11 y 12 de Octubre.

Un abrazo

Jbras ws disse...

boas notícias... Cá vos esperamos ...