Impacto do Surf na Sociedade
O Surf e a Cidade
Lá estivemos no CAE a assistir ao interessante debate "O Surf e a Cidade" , promovido pelo movimento S.O.S Cabedelo, com a intervenção de vários oradores, foi-se falando sobre as excelentes condições que a Figueira tem para a prática do "Surf" e que até hoje não têm sido aproveitadas, dando como o bom exemplo Peniche, que de um spot de surfistas locais, se tranformou na meca do surf, tanto nacional como mundial.
É altura das várias entidades valorizarem e aproveitarem os benefícios que estes desportos podem dar, pois não se falou só do surf, mas tambem dos outros desportos de mar, onde gostamos de ouvir um dos oradores mencionar que na sala tambem estava a malta do bodyboard e dos kayaks que partilha o mar com eles(surfistas), neste caso as pessoas ainda não sabem diferenciar o kayak do waveski, mas com tempo vão lá!
O destaque vai para a apresentação de um projecto bem ambicioso feito por Pedro Figueira com criação no Cabedelo de uma zona Surf e uma ligação ao centro da Cidade ( esplanada Silva Guimarães) feita por teleférico , será a forma encontrada e viável para passar em altura por cima do rio, e assim criar um agaradável convite para as deslocações ao Cabedelo, dar vida às estruturas ali criadas e delas aproveitar o que teem para oferecer, assim como facilitar a vida a todas aquelas pessoas que ali querem dar um passeiozinho a pé num dia de verão ou "simplesmente"encurtar o trajecto para o Hospital.
Outro destaque vai para a intervenção do convidado, o Presidente da Câmara de Peniche pela sua experiência no apoio e envolvimento da sua autarquia ao Surf, projectando assim a nível Nacional e Internacional a capital da onda ... Peniche , ( Pode ser que o nosso Presidente, presente no Seminário tenha tirado algumas notas do seu colega de Peniche, pois em termos de surfistas, ondas e praias não ficamos muito atrás.)
Muito mais se falou mas deixamos somente um resumo do que se passou no Domingo, pois no Sabado não foi possivel marcar presença.João Ataide, Eurico Gonçalves e Pedro Machado
Parabéns aos organizadores e o nosso obrigado ao Eurico pelo convite, esperamos todo o sucesso para este projecto e que a Figueira e arredores saiam desta estagnação que vive á uns anos...
Deixo-vos agora umas fotos que saquei ontem no Cabedelo/Hospital, será que as obras do molho já estão a causar efeitos nas dunas do Cabedelo??? Parece que qualquer dia desaparecem....não imaginam a altura dessa parede de areia!
1 comentário:
pois foi muito interessante. Os meus parabens aos organizadores ( em particular ao Eurico )e uma grande salva de palmas para o excelente trabalho efectuado pelo Pedro Figueira.
Sinto no entanto pelo que ouvi e senti nas intervenções finais ( Presidente da Camara e da Região Turismo ) que tudo fique na mesma muito mais pela falta de dinamismo e de visão de futuro do que muitas vezes pela falta dos recursos materiais.
“Uma visão sem ação não passa de um sonho.
Ação sem visão é só um passatempo.
Mas uma visão com ação pode mudar o mundo”.
Joel Barker
Enviar um comentário