sábado, 21 de novembro de 2009

Na Onda Com...Gus Presa

Penso que não sejam precisas grandes apresentações, pois todos conhecem o Gus, adepto incondicional do waveski, um dos grandes impulsionador da modalidade em Espanha, onde criou um forum que com o tempo tem crescido a olhos vistos, e usado principalmente para esclarecimentos entre usuarios e tambem para combinar surftrips e freesessions. Já para não falar que ele e Tere(sua esposa), percorrem Km á procura de bons spots, já nos veio visitar várias vezes e posso dizer que sempre que vem á Figueira as boas ondas estão á espera dele.

Na Onda Com...Gus Presa



Nome: Gustavo Presa
Idade: 40 anos
Reside em: Espanha, Bormujos(Sevilha)
Idade que começou a surfar de wave: 35 anos
Idade que começou a surfar de S.O.T: 33 anos


Gus a ripar uma direita na Tamargueira!


FB- Como é que começou esta aventura de surfar ondas sentado?
GP- Ao inico só procurava fazer exercicio na praia, com alguma actividade mais simples que pudesse compartir com a Tere( remar em um Sot). Mas quando apanhei as primeiras ondas descubri um novo mundo, algo que me mudificaria o meu estilo de vida! Agora praticamente dedico todo o meu tempo á prática de waveski.

FB- Gus, conheço te minimamente bem e sei que  és o principal impulsionador do waveski por terras espanholas, como é que tudo começou?
GP- Em Novembro de 2005, na vinda de ma viagem á Turquia, ocurreu-me fazer o site http://www.guspresa.com, de maneira a ter um curriculo Vitae Online permanentemente organizado, mas de seguida derivou do profissional ao ludico, já que a tere estava gravando os videos na praia e tinha muito material audiovisual a cada fim de semana. Isto era somente para uso pessoal.
Á pouco tempo veio me a ideia que seria uma boa forma de dar a conhecer o waveski na minha zona, e assim começei a participar nos foruns de surf locais e  nacionais. A minha intenção era ser aceite pelos surfistas na água, e não me verem como um perigro.
O passo seguinte foi comprar o dominio, waveski.es, onde em Abril de 2008, abri o forum, e pouco a pouco, a maioria dos aficionados interessados na modalidade foram se juntando ao projecto.
Os videos no youtube e um bom posicionamento no google  fizeram com que tanto a minha página como o forum sejam muito fáceis de encontrar.

FB- A Tere filma sempre as tuas surfadas, quando chegas a casa vez várias vezes para saberes onde podes melhorar, ou é só para diversão e para mais tarde recordar?
GP- Ao principio só o faziamos por diversão. Mas desde que comecei a surfar com os companheiros portugueses, vejo que é necessário evoluir, para melhorar há que viajar e conhecer mais ondas e waveskiers. Ultimamente já uso os videos para corrigir os meus erros. Quero desde aproveitar esta entrevista para agradecer á Tere em publico todo o seu empenho, não somente atrás da camara, mas tb o seu apoio incondicional. Mais de metade do prjecto realizou-se graças a ela.


Onde? Tamargueira, claro!

FB- É com muita satisfação que vejo as pessoas aparecerem no teu forum e darem o primeiro passo, andam de kayak e querem ir para o wave, ou querem mesmo começar a surfar de wave, perguntam sobre pagaias, waves, etc….sentes que ajudas bastante o pessoal que tem o mesmo gosto que nós?
GP- É uma das minhas maiores satisfações, ver que temos um forum util e técnico onde participa gente realmente conhecedora do tema, e não somente de Espanha mas tambem de Portugal. O melhor do forum são os usuarios, sem duvida.

FB- Lembro-me que ao inicio eram poucos a “dar a cara” no forum, poucos comentavam, agora cada vez são mais, não achas que está na hora de uma kayaksession organizada por vocês, ou mesmo uma prova?
GP- Todavia somos poucos os participantes activos, mas há mais de 80 usuarios registados. Outra dificuldade prendesse na enorme dispersão geográfica do nosso colectivo, com distancias de 1000km, inclusivé mais, o Mario por exemplo é de Tenerife. Assim tornasse muito dificil organizar uma convivencia onde possam estar todos. Mas é uma ideia interessante e vou pensar nela seriamente.


FB- Á cerca de um ano, ou mais, fizemos uma parceria, entre o meu blog e o teu forum, achas que tem sido benéfico para a convivencia de waveriders ibéricos, conhecendo-nos uns aos outros, constante troca de material, surftrips,  etc….?
GP- Sem duvida, conhecer os wavesurvivors foi muito importante para nós. O melhor terão sido as viagens. No proximo ano vamos levar mais gente á Figueira.

FB- Este ano fizeste várias surftrips, Asturias, Figueira, Aveiro, Ericeira, vou-te pedir para descreveres uma em especial, a das Asturias, combinar paisagem deslumbrante com surf deve ser do melhor para relaxar, aconselhas?
GP- Com Elias, um dos melhores waveskiers de Espanha, como anfitrião, Asturias é um destino perfeito. Mas no inverno, é melhor Cádiz, sem duvida, por alguma razão lhe chamam Cadizfórnia.

FB- Para o ano estás a pensar vir a alguma das “nossas” provas do campeonato?
GP- A minha primeira participação foi decepcionante, porque eu sou muito competitivo e o meu nivel não era o mais adequado. Ainda por cima tinha acabado de sair de uma grave lesão no ombro e com confições fortes de mar não tinha muita confiança para estar na água. Este Inverno creio que melhorarei e vou tentar ir de novo. Para alem disso gosto muito de me reunir com os meus amigos portugueses nas provas que organizam.

FB- Sei que já tiveste um Rotomod Slide, agora tens um KS Performance, qual é a proxima compra?
GP- O passo lógico, seria ter um Ks Expert, mas não discarto outras opções, Island, Solamanzi, Wavemaster, Tsunami, temos um grande problema na nossa zona, a distribuição, isso já o sabemos.


A levar o Ks ao limite!

FB- Em relação a shappers espanhois, em que pé é que está este assunto? ALX, Pepe el escultor, achas que vamos ter waveskis vindos de Espanha?
GP- Infelizmente penso que a marca ALX tem potencial, mas há um problema de saude com o shapper, e não sabemos se seguirá com o prjecto. Pepe “El Escultor” lava muitos anos shapeando as suas maquinas, mas tem um conceito muito pessoal das suas linhas e não sei se quer ingressar no mercado. Se decidir tem todo o meu apoio.

FB- No teu forum o Francisco falou em juntar umas aulas de waveski ao nacional de Longboard, eu lançei a ideia de fazerem uma prova ai por baixo, o que achas?
GP- O meu problema é que vivo no interior, a 200 km de Faro, mas se o Francisco quizer tentar algum prjecto na sua zona, terá todo o meu apoio e trabalharei ao máximo para que a prova se realize.


FB – O que tens a dizer das surftrips á Figueira e das nossas ondas?
GP- Já sabes que gosto muito de visitar-vos, é um prazer. Para mim a Figueira é a “Capital Europeia do Waveski”, com isto está tudo dito.
Em respeito ás ondas, são muito boas, mas a minha preferida é a direita junto ao Faro de Trafalgar. Mas já sabes que sempre que vou á Figueira tenho tido muita sorte com as surfadas.

Grande Abraço da malta Wavesurvivor!
Otro para vosotros. Muchas gracias y hasta pronto.

Deixo-vos aqui dois videos do Gus, um das primeiras surfadas na Tamargueira e o outro da ultima surftrip á Figueira:






13 comentários:

Daransala disse...

Desde aquí quiero agradecer a Gus y Tere la gran labor que están haciendo por el waveski en España. Con este foro todo es mucho más fácil y se ha convertido en un lugar dónde un grupo de amigos comparten opiniones y experiencias, haciendo que me sienta moralmente acompañado por ellos,cada vez que entro en el agua.

Gus Presa disse...

Muchas gracias por el tiempo y el espacio que me dedicáis.

Saludos desde "Cadizfornia"

francis fig tree disse...

Parabéns Filipe e Gus pelo trabalho que têm vindo a desenvolover em prol do waveski.
Que Neptuno vos proteja.
Bons drops.

F.F.

CTafula WS disse...

Sem dúvida o GUS tem feito um bom trabalho, e sem qualquer interesse por detrás, em prol do waveski!
Grande Abraço ao GUS e TERE obviamente a melhor camarawomen :) :)

Anónimo disse...

Este GUS é mais outro caso patológico grave. Esta doença quando ataca forte é grave e dura a vida toda... Quando se tem a sorte de ter uma companheira Tere, passamos todos a ter a sorte de ver boas imagens e reportagens do nosso desporto que é tambem a nossa doença - WAVESKI.

JFreitas

francis fig tree disse...

Apenas quero corrigir o Filipe (ele que me desculpe) no que o que pretendo para Faro, e que é juntar uma etapa do nacional de kayaksurf & waveski ao já existente "Fouroceans" que inclui também uma etapa do europeu de longboard.
Aguardo por uma resposta do Rui Calado que ficou para depois da reunião com a federação. Abraço.

Filipe Brás disse...

Obrigado pela rectificação! Quando fiz esta entrevista ainda não estava essa ideia na mesa!
Thanks Francisco, e força com isso!

CHAMP. disse...

Gus sem duvida que és um exemplo para todos nós pelo que tens feito pelo desenvolvimento e divulgação da modalidade dentro e fora de agua , e para o qual tens contado com o apoio indispensavel de Tere.
Continua assim.
Um abraço e boas pagaiadas

Jbras ws disse...

Quase despensa apresentações mas tem sido um grande divulgador e entusiasta dos Waveskis / kayaksurf, podemos ver pela grande participação que o seu Blog tem,é assim o convívio dentro e fora de água.Um abraço para ele e para a Tere ..
Boas Ondas

Anónimo disse...

La gente de la provincia de León es muy brava y dura, como su nombre indica.
Gracias por el foro y la unión que ha conseguido en toda la Península Ibérica. Hasta este año yo estaba desconectado del resto de aficionados y para mi ha sido un año MUY ESPECIAL. He conocido a muchos compañeros y los viajes a Portugal han sido como estar en familia.
Gracias a Tere y Gus nos hemos visto en vídeo por 1ª vez en mi vida, eso da muchos ánimos.
Un fuerte abrazo a toda la familia del remo

Elías

indi disse...

Enhorabuena Gus por todo lo que tienes hecho en los ultimos anos por lo waveski! Estoy seguro que vas seguir con tus proyectos para delante, por la fuerza de espirito que tienes y por lo apoyo incondicional de Tere.
Sigue disfrutando de las olas como bien sabes!
Un abrazo amigo
Hugo

Pedrão disse...

Porque no te calas...........Gus um grande abraço e parabens por tudo o que tens feito( junto com Tere) pelo nosso desporto

Zecarioca disse...

Meus amigos, recomendo conhecerem as praias de Santa Catarina, no Brazil. Só na ilha de Florianópolis são 42 praias ! A cidade tem forte influência lusa e é bastante acolhedora.É isso aí, Gus. Força na remada, brother !
Um abraço de Gérson Teixeira Zanusso
Longboarder