sábado, 24 de outubro de 2009

Artes de Rua - Kayaksurf na RTP 2




Estava eu sentado no sofá quando me liga o Juca " Põem na 2 que tá a dar o maluco do Necas nos kayaks", siga, mudei para a 2 e lá estava a malta das ondas a fazer em programa sobre kayaks, excelente para a evolução e divulgação da modalidade, pena ter sido pouco divulgado.
Aqui vos deixo um pequeno video, sim, pequeno pois o progama ainda durou um bom bocado, o que para um desporto, considerado pequeno, é muito bom, conseguir tantos minutos na tv.



Texto que acompanha:

Este Sábado na 2, o Artes de Rua foca-se nesta modalidade já com muitos adeptos no nosso país!
O Kayak: Começou por ser uma ferramenta de sobrevivência dos esquimós. Usavam-no para se deslocarem ou para pescar.
A sua utilização era ensinada aos mais novos desde muito cedo. As mulheres não tinham permissão para chegar perto.
Apenas faziam a sua cobertura à prova de àgua, em pele de Foca. Inicialmente eram construidos com restos de madeira, uma vez que não existiam muitas àrvores nestas regioes, pela pessoa que o ia utilizar.
O seu comprimento era calculado por 3 vezes o tamanho dos braços esticados do seu dono, e a largura era do tamanho da anca,ao qual se acrescentava o tamanho de 2 punhos de cada lado!
O nome com que foi baptizado significa Homem Barco ou Barco Caçador.
Foram evoluindo ao longo dos tempos, mas só quando começaram a ser produzidos em Fibra de Vidro, é que deram o salto mais significativo na sua construcção e utilização!
Hoje acessiveis a qualquer pessoa, e usados principalmnente para actividades desportivas ou de entertenimento apenas, são insufláveis, feitos em fibra de vidro ou plástico, e existem como kayaks para pescar, kayaks de corridas e mais recentemente kayakes para surfar!
O Kayak Surf própriamente dito surge nos anos 60 na Grã-Bretanha e nas costas leste e oeste dos Estados Unidos. Tal como o Surf, esta é uma outra forma de quebrar as ondas.
As competições existem desde os anos 80. Na altura eram os kayaks de plástico que proporcionavam vitórias, mas em 1993 a selecção Inglesa representa o seu país em Kayaks de Fibra de Vidro, e fica na segunda posição!

Em portugal a modalidade é introduzida aos poucos pelo Clube das Àguas Bravas de Portugal, que em 2000 organiza o "1º Campeonato de Kayak nas Ondas da Costa da Caparica".
Em Setembro de 2003, em Peniche, realiza-se o primeiro Campeonato Internacional de Kayak em Portugal. Nuno Borges, conquistou o primeiro lugar desta competição, seguido pelos canoístas Rui Benedito e Raul Estrela no terceiro lugar. Em 2006 acontece a primeira Taça Nacional de Kayaksurf, só aberta a canoístas inscritos na Federação Portuguesa de Canoagem.



por: Catarina Limão"


Podem ver aqui: Site Artes de Rua

Parabens em especial ao Necas, pois conseguiu transmitir o espirito desta modalidade...ganda maluco!

4 comentários:

Oscarinni disse...

Parabens Necas, é um excelente inicio, para começar a existir um maior conhecimentoe e crescimento da modadlidade.

Um Abraço

Oscar Pinto

CHAMP. disse...

Necas ....grande abraço e parabens pela iniciativa e pela divulgação: Boas ondas e como dizes , nunca saimos da agua chateados .......

Gus Presa disse...

qué bien ha quedado el reportaje. Una pena que sea tan breve.

Ese tiene que ser el camino, darse a conocer en los medios, para que luego en el agua se nos respete más.

Enhorabuena a Necas (& company)

Jbras ws disse...

E tu Gus ainda que de rápida passagem em frente das camaras de reportagem te consegui ver...Bem mereces pela grande e qualitativa divulgação desta modalidade por terras de Espanha e Portugal ...
Quanto ao Necas !!!! é aquela máquina de simpatia e boa disposição que todos conhecemos...
E ao Filipe pela aposta na divulgação da prata da casa .
Um abraço ....